Nesta segunda-feira, dia 22 de março, às 15h, será realizada uma Audiência Pública por solicitação do vereador José Sóter Figueirôa (PMDB) sobre a situação de privatização das creches de Juiz de Fora.

O PT convoca seus militantes e simpatizantes a comparecer e desde já torna pública sua posição em nota oficial:

O Partido dos Trabalhadores (PT-JF) vêm a público externar sua preocupação com a situação vivenciada por nossa cidade. Após pouco mais de um ano do governo Custódio de Mattos (PSDB) a população sofre com o aumento do IPTU, que no final do ano passado teve o maior reajuste da história, com as péssimas condições das vias públicas, o crescimento dos casos de dengue, cortes de recursos para os programas sociais, ataques aos direitos dos servidores públicos municipais e, agora, mais recentemente com o processo de terceirização/privatização de creches do município.

A política implementada pelo governo do PSDB é a demonstração da destruição dos serviços públicos via terceirização/privatização. Essa política, que hoje se inicia nas creches começou, em nível municipal, com o processo de terceirização dos caminhões do Demlurb, que foram alugados com valor superior ao da aquisição de veículos novos pela prefeitura do PSDB no ano passado. Para o PT-JF a Prefeitura deveria fortalecer os serviços públicos, como instrumento para atender as necessidades da população mais carente, que necessita de um atendimento de qualidade.

Para nós, ao repassar a responsabilidade pela gestão dos serviços públicos à iniciativa privada a população perde o controle desses serviços e, com o tempo, abre possibilidade para a sua privatização. Atualmente, a cidade de Juiz de Fora tem 23 creches públicas, atendendo aproximadamente 25.000 alunos e a demanda por vagas é ainda maior. A Prefeitura ao invés de investir os recursos públicos na construção de novas unidades e contratar, via concurso público, novos servidores para as creches, prefere repassar dinheiro do povo para que a iniciativa privada desenvolva uma responsabilidade do poder municipal.

Dessa forma, o Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora conclama toda a população da cidade a lutar contra mais esse ataque aos direitos dos trabalhadores e, principalmente, das trabalhadoras que necessitam do atendimento das creches para exercerem seu direito ao trabalho. Contra o processo de terceirização/privatização das creches e pela defesa de um serviço público de qualidade!

Crédito - PT Juiz de Fora