segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comissão Nacional da Verdade


Não consigo entender como o Ministro da Defesa vem em público defender a não criação da Comissão Nacional da Verdade. Esconder o passado sórdido de alguns militares que matavam, estrupavam os trabalhadores, trabalhadoras, lideranças de Igreja etc... é uma atitude muito covarde, ora, se tinham coragem para cometer todos estes crimes no passado, por que não assumi-los no presente.
Minha gente, nosso Brasil só está avançando porque estes bravos trabalhadores e trabalhadoras lutaram para prevalecer ou melhor voltar a Democracia. Sem o sangue destas pessoas corajosas nós estaríamos ainda hoje nas mãos destes militares. O povo precisa saber, o que foi a ditadura. Precisamos discutir amplamente em escolas; espaços públicos; no trabalho; na Comunicação em geral; enfim, vamos tornar publico esse assunto, para que os jovens de hoje conheçam um pouco dessa história suja que foi a Ditadura Militar no Brasil. Não sei agora, mas no meu tempo de ensino fundamental, pouco se falava sobre a história do Brasil, penso que os governantes da época, impediam o aprofundamento, pois, ficavam com medo da juventude conhece-la e se indignar com a mesma.
Acorda Brasil, a verdade liberta, queremos com toda a certeza conhecer esta realidade. Quem sabe desta forma não avançaríamos mais nas questões sociais e na política. Parabéns ao Presidente Luta que não está se intimidando com as ameaças de pedido de demissões por parte dos Generais da Forças Armadas.


Robson Marques